Cursos Técnicos PRONATEC 2022

Os Cursos Técnicos PRONATEC 2022 oferecidos pelas instituições parceiras com o Pronatec são nas mais diversas áreas e modalidades, sendo que os cursos e o número de vagas oferecidos  pelos Cursos Técnicos PRONATEC 2022 em cada um variam de município para município e de acordo com a instituição que está oferecendo o curso, mas sendo sempre gratuitos. No entanto, independente do curso, eles contam com uma certificação, que é válida em todo o território nacional.

Cursos Tecnicos pronatec 2022

Cursos Tecnicos pronatec 2022

Cursos Técnicos Pronatec 2022

Muitos jovens buscam por cursos técnicos de capacitação profissional para ingressar em uma área, assim como diversos trabalhadores buscam por cursos técnicos de capacitação profissional para se aprimorar ainda mais na área onde atuam.

Embora muitas vezes seja caro ingressar e continuar em um desses cursos técnicos, muitas instituições e programas oferecem oportunidades para jovens que não têm como arcar com as mensalidades de um curso técnico.

Um desses programas é o Pronatec, um programa criado e financiado pelo governo federal, que vem atuando na área da educação desde o ano de 2011, que visa oferecer capacitação profissional de qualidade para estudantes e trabalhadores que desejam ingressar em um curso técnico de qualidade, contando com várias instituições de ensino parceiras, como o Senai, o Sesi e o Senac.

✅ Saiba mais sobre os cursos do PRONATEC:

Cursos Técnicos Gratuitos Pronatec

Todos os cursos oferecidos pelo programa Pronatec são gratuitos, independentemente da instituição conveniada que o aluno escolher se matricular. Esses cursos têm uma duração variável, que pode ser de um ano até três anos, dependendo da área e da modalidade do curso escolhido.

Cursos FIC Pronatec

Os cursos FIC são os cursos de Formação Inicial e Continuada, e são uma modalidade de cursos oferecidos pelo Pronatec, destinado para trabalhadores que solicitaram ou estão recebendo o seguro desemprego.

Os cursos FIC são os cursos de menor duração, que variam entre três e cinco meses, direcionados para uma área específica de atuação, em que os requisitos de escolaridade variam de acordo com o curso, e podem ser consultados na página da instituição parceira selecionada.

✅ Confira alguns locais com vagas abertas nos cursos PRONATEC:

Inscrições Pronatec

As inscrições para o Pronatec variam de acordo com a instituição parceira escolhida. De forma geral, para se inscrever é necessário:

  • Procurar o site da instituição de ensino parceira em que deseja se matricular, para isso basta procurar pelo termo “nome da instituição + Pronatec + nome de sua cidade”;
  • Seguir as instruções prestadas pela instituição selecionada (geralmente essas instituições oferecem assistência por telefone ou email caso o estudante tenha dificuldades com a inscrição);
  • Realizar o processo de inscrição e levar os documentos comprobatórios solicitados pela instituição, que variam de acordo com com o tipo de curso (por exemplo, para os cursos da modalidade FIC é necessário levar os documentos para comprovar o recebimento do seguro desemprego);
  • Concluir o processo de matrícula na instituição selecionada.

Vale lembrar que caso a instituição encontre alguma informação incorretamente apenas para o candidato conseguir a bolsa (como fingir que deu entrada na solicitação do seguro desemprego), o aluno perde a vaga e tem de arcar com as parcelas do curso que foram pagas pelo programa.

Leave a Reply