Vestibulinho ETEC 2022: Inscrições, Cursos, Datas e Resultados

As Escolas Técnicas – ETEC oferecem diversos cursos técnicos, de curta duração (em média dois anos), gratuitos e com professores especializados na área graças ao Vestibulinho ETEC 2022. Para ingressar em um desses cursos é necessário realizar uma prova, conhecida popularmente como Vestibulinho ETEC 2022. Atualmente, centenas de escolas oferecem esses cursos técnicos, com unidades espalhadas por todo o território nacional.

Muitos jovens que estão no ensino médio, ou então que já estão no mercado de trabalho e desejam se capacitar profissionalmente, buscam por cursos técnicos de qualidade, e gratuitos.

Vestibulinho ETEC 2022

Vestibulinho ETEC 2022

Vestibulinho ETEC 2022

O vestibulinho ocorre duas vezes por ano, e é a única forma de ingresso em uma ETEC. O vestibulinho pode ser feito também por alunos do ensino fundamental que desejam cursar o ensino médio em uma escola técnica. A prova é a mesma, tanto para ingressar no curso técnico quanto para ingressar no ensino médio.

No primeiro semestre de 2022 o vestibulinho foi feito usando a análise do histórico escolar do aluno, por conta da pandemia, no entanto para o segundo semestre espera-se que as provas sejam realizadas normalmente.

✅ Veja também como acessar:

Inscrições ETEC 2022

As Escolas Técnicas estão espalhadas por todo o Brasil, e o processo de inscrição ocorre no site de cada município. De forma geral, o aluno interessado em ingressar em uma ETEC deve:

  • Buscar pelo termo “ETEC + município em que reside”;
  • Escolher o site da unidade para a qual deseja realizar a prova (caso o município em que mora tenha mais de uma ETEC);
  • Selecionar a opção “Realizar inscrição”;
  • Preencher os dados solicitados pela página;
  • Selecionar o curso que deseja cursar;
  • Para efetivar a inscrição é necessário imprimir e pagar o boleto da taxa de inscrição.

Após a inscrição efetivada, o aluno pode acessar a área do candidato, disponível na página inicial da ETEC e consultar informações sobre a realização de sua prova, como o local em que a prova será aplicada.

Cursos Vestibulinho ETEC 2022

As Escolas Técnicas oferecem diversos cursos, nas mais diversas áreas, que vão desde a área da saúde (como o curso de enfermagem), até cursos na área administrativa. Além disso, através do vestibulinho também é possível ingressar para realizar o ensino médio em uma ETEC.

Quem pode fazer a inscrição no Vestibulinho ETEC 2022

Para poder realizar a inscrição há alguns requisitos de acordo com o curso prestado. No entanto, alunos de escolas públicas e particulares podem se inscrever.  Os requisitos para a inscrição são:

  • Para se inscrever em um curso do nível técnico é necessário estar cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio ou já ter concluído o ensino médio;
  • Para se inscrever para o ensino médio na ETEC é necessário estar no nono ano do ensino fundamental;
  • Para se inscrever em alguns cursos técnicos específicos, como enfermagem, é necessário ter 18 anos, mas essas especificidades podem ser consultadas na página da ETEC, no momento da inscrição.

Provas Vestibulinho ETEC 2022

As provas do vestibulinho contam com 50 questões, de conhecimento geral aprendidos no ensino fundamental. As provas são iguais independentemente da modalidade e área do curso escolhido.

Além disso, as provas são aplicadas duas vezes ao ano, e os alunos podem se inscrever novamente quantas vezes quiserem.

As provas anteriores podem ser consultadas nos sites das Escolas Técnicas, e podem ajudar o candidato a estudar e se preparar para quando for realizar a prova.

✅ Confira também essas oportunidades:

Resultado ETEC 2022

Os resultados do vestibulinho podem ser consultados na página da ETEC, na página inicial. O candidato deve estar atento ao calendário da ETEC, e ficar atento com o período de matrícula após o resultado, pois o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo perde a sua vaga.

Leave a Reply