Matrícula Rio 2022: Calendário, passo a passo Inscrição

Matrícula RIO 2022 – Todo final de semestre e início de ano, os pais e responsáveis precisam realizar a matrícula dos alunos matriculados em escolas públicas do Rio de Janeiro. Essa matrícula é extremamente importante para os alunos, pois se a matrícula RIO 2022 não for realizada o aluno pode perder sua vaga na escola onde estuda.

Matrícula RIO 2022

Matrícula RIO 2022

Matrícula Rio 2022

O processo de matrícula online é chamado também de pré-matrícula, e é essencial para que os alunos continuem matriculados na escola onde estudam.

A matrícula é dividida em duas etapas: a pré-matrícula, que é processo onde através do site os pais e responsáveis demonstram interesse na vaga, e que serve para que a escola faça a distribuição das vagas disponíveis, e a etapa de matrícula, onde os alunos selecionados na etapa anterior podem efetivar sua matrícula indo na escola e levando os documentos necessários para a efetivação.

Ambas as etapas são importantes e devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis.

✅ Fique ligado sobre essas dicas de ensino técnico:

Matrícula Rio 2022 online – passo a passo

Para realizar a etapa online da matrícula é necessário que o pai ou responsável:

  • Acesse o site de matrículas do Rio, disponível em: https://matricula.rio/;
  • Selecione a opção “Fazer inscrição”;
  • Preencha os dados solicitados sobre o aluno;
  • Selecione em qual escola deseja realizar a pré-matrícula;
  • Conclua o processo de pré-matrícula.

Após o período de seleção, os pais ou responsáveis dos alunos selecionados devem comparecer na escola portando os documentos solicitados para efetivação da matrícula. Os responsáveis que não comparecerem na data estipulada perdem a vaga, e a vaga é oferecida a outro aluno que estava na lista de espera.

Documentos necessários

Os documentos necessários para a efetivação da matrícula são:

  • Documentos de identificação dos responsáveis e do aluno (como certidão de nascimento e RG);
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar (caso o aluno esteja sendo transferido de outra escola).

Outros documentos podem ser solicitados pela escola, como por exemplo a carteira de vacinação. Os documentos específicos podem ser consultados entrando em contato com a escola.

Calendário da Matrícula Rio

O calendário de matrícula pode ser consultado na página de matrículas (disponível em: https://matricula.rio/) na aba “Calendário de matrícula”, no topo da página.

Nesse calendário estão disponíveis as datas da pré matrícula e também da efetivação da matrícula, e é extremamente importante que o pai ou responsável acompanhe esse calendário.

Para não perder o prazo das etapas, e consequentemente perder a vaga de seu filho, pois não é sempre que há vagas remanescentes disponíveis.

✅ Veja também essas oportunidades de inscrições abertas:

Resultado da Matricula Rio

O resultado dos alunos selecionados pode ser consultado a partir do dia 18 de fevereiro, e as listas de vagas remanescentes podem ser consultadas após essa data. Para consultar os resultados, é necessário que o pai ou responsável:

  • Acesse o site de matrículas do Rio, disponível em: https://matricula.rio/;
  • Selecione a opção de resultados de acordo com a inscrição, como por exemplo a opção “Resultados Creche” para alunos inscritos para vagas na creche.

Após a consulta dos resultados, o responsável deve consultar a escola para saber qual a data de efetivação da matrícula e quais os documentos específicos necessários.

Leave a Reply