Jovem Aprendiz 2022: Como Funciona, Benefícios, Vagas

O programa Jovem Aprendiz 2022 tem bases na Lei da Aprendizagem criada no ano 2000. Esse programa oferece aos jovens a oportunidade de terem seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Conheça mais sobre o Jovem Aprendiz 2022 abaixo e saiba como participar.

Jovem Aprendiz 2022

Jovem Aprendiz 2022

Como Funciona?

Como citado anteriormente, o programa do jovem aprendiz é uma forma de dar oportunidade aos jovens de entrarem em contato com o mercado de trabalho pela primeira vez. Tendo em vista a alta concorrência para uma vaga de emprego, e a exigência de experiência prévia, esse programa beneficia os jovens que necessitam de uma oportunidade para começarem a trabalhar.

A Lei da Aprendizagem, é uma lei criada como forma de incentivar que empresas que possuam de médio a grande porte, contratem jovens que possuam idade entre 14 a 24 anos para que eles possam ter seu primeiro emprego.

Todas empresas que tenham a estrutura classificada como sendo de médio ou grande porte são obrigadas a realizar contratação de 5% a 15% de seus funcionários através do programa.

Veja também:

Por meio desse programa, a empresa também possui benefícios em relação aos incentivos fiscais, pagando apenas 2% do valor referente ao fundo de garantia, em não há a necessidade de pagar a multa dos 40% caso o funcionário seja demitido, nem é mesmo necessário pagar o aviso prévio.

Quais São os Benefícios do Jovem Aprendiz 2022?

Além de ter a oportunidade de estar em contato com o mercado de trabalho pela primeira vez, o jovem aprendiz possui outros benefícios, como:

  • Salários referentes as atividades cumpridas diante da empresa;
  • Vale-transporte para poder ir e voltar do emprego;
  • O funcionário também ganha direito a férias que acontecem junto com o período das férias escolares;
  • Além de receberem as devidas contribuições no INSS e no fundo de garantia.

Quem Pode Ser um Jovem Aprendiz?

Para os interessados em se candidatar a uma vaga como jovem aprendiz, basta cumprir com alguns pré-requisitos:

  • O jovem deve possuir idade entre no mínimo 14 anos e no máximo 24 anos, lembrando que essa idade pode variar pois cada empresa estipula suas próprias exigências para o candidato. A idade máxima apenas não é aplicada a candidatos do programa que possuírem algum tipo de deficiência.
  • O candidato possui direito a um contrato que pode ser de 6 meses até o total de 2 anos;
  • A jornada de trabalho é reduzida para que o jovem possa ter tempo livre para se dedicar aos estudos escolares;
  • Direito a FGTS e ser registrado na CLT;
  • O jovem também possui direito ao 13º salário, assim como os demais funcionários da empresa;
  • Também é dado o direito a férias aos jovens, que acontecem durante o mesmo período de férias da escola em que estuda.

✔ Conheça também as oportunidades dos Cursos Pronatec 2022.

Vagas Jovem Aprendiz 2022

Há inúmeras empresas de médio e grande porte que oferecem vagas para o programa, sendo muitas dessas empresas de grande porte almejadas por muitos. A oportunidade de trabalhar em uma multinacional, por exemplo, é o desejo de muitos jovens.

As multinacionais são a porta de entrada no mercado de trabalho que muitos desejam, pois lá os jovens irão estar em contato com grandes profissionais do mercado.

Leave a Reply