EJA 2022: Inscrição, Matrículas, Vagas, Calendário

Para aqueles que não conseguiram terminar o ensino fundamental ou o ensino médio, existe a possibilidade de terminar os estudos através da Educação de Jovens e Adultos, conhecido popularmente como EJA 2022. Com a modalidade EJA 2022, o aluno pode concluir o ensino fundamental ou médio em menor tempo de estudo, com aulas que são flexíveis, para que pessoas que trabalham durante o dia, por exemplo, possam concluir seus estudos sem afetar a sua rotina.

EJA 2022

EJA 2022

EJA 2022 – O que é?

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino criada pelo Ministério da Educação, MEC, para proporcionar que adultos possam concluir o seu estudo mesmo que não estejam mais em idade escolar, incentivando o acesso à educação independentemente da idade.

Como mencionamos, as aulas são em horários flexíveis, ministradas à noite, e com uma duração menor do que as aulas da modalidade convencional de ensino.

✅ Confira também essa oportunidades educacionais: 

EJA 2022 – Como funciona?

A modalidade EJA serve para concluir o ensino fundamental ou médio, com aulas na modalidade presencial e na modalidade de ensino à distância, para aqueles que desejam estudar em casa.

Após concluir o ensino fundamental ou médio na modalidade EJA, o estudante recebe um certificado com a mesma validade dos certificados da modalidade convencional de ensino, podendo assim ingressar em cursos técnicos ou em cursos superiores.

Inscrição e Matrícula EJA 2022

A matrícula pode ser realizada para cursos presenciais ou à distância. Para se inscrever para cursar o ensino fundamental na modalidade EJA é necessário ter 15 anos ou mais, e para se inscrever para cursar o ensino médio na modalidade EJA é necessário ter 18 anos ou mais.

A inscrição no EJA é feita diretamente na Secretaria de Educação do seu município. Para se inscrever na modalidade EJA é necessário que o estudante:

  • Digite em seu navegador de pesquisa “Matrícula EJA + cidade em que reside”;
  • Escolha o link do site da Secretaria de Educação da sua cidade;
  • As instruções sobre como continuar a matrícula estarão no site, pois variam de município para município, mas de forma geral o estudante deve escolher a escola em que deseja se matricular e informar seus dados.

EJA à distância

Como mencionamos no início do texto, a modalidade EJA também oferece a oportunidade de aulas na modalidade de ensino à distância. Para optar por essa modalidade, no momento da inscrição o estudante deve procurar por essa opção na hora de escolher a escola em que deseja estudar.

✅ Confira outras instituições com vagas abertas pelo EAD: 

Vagas para EJA 2022

O período de inscrição para as vagas da modalidade EJA de ensino abre duas vezes durante o ano, e são divulgadas pelas escolas de cada município. É necessário estar atento ao calendário EJA, pois as vagas são limitadas, e o número de vagas oferecidas depende da escola e do município.

Calendário EJA 2022

Para 2022 o calendário EJA segue as seguintes datas:

  • Matrícula nos meses de maio e junho de 2020: para estudar no segundo semestre de 2022;
  • Matrícula nos meses de outubro e novembro de 2020: para ingresso no primeiro semestre de 2022.

Leave a Reply