FIES 2022: Inscrições, Calendário, Vagas e Resultado

O programa de financiamento estudantil (FIES 2022), conhecido pelos estudantes como Fies, é um programa de financiamento estudantil que auxilia alunos a ingressarem em uma universidade de ensino superior que faz parte do FIES 2022. Para poder participar do Fies, é necessário que o estudante tenha realizado uma das edições do ENEM, após o ano de 2010.

Inscrição FIES 2022

Inscrição FIES 2022

Fies 2022

O estudante pode se inscrever e tentar o Fies duas vezes no ano, sempre no início de cada semestre. O processo de seleção é feito com base na nota do Enem e também com a condição socioeconômica do estudante. Todo o processo de inscrição e de seleção é feito de forma online, através do site do Fies, facilitando para os estudantes que desejam se inscrever.

Com o Fies, o aluno escolhe o curso e a universidade particular em que deseja se matricular (desde que essa universidade aceite o Fies). Após a inscrição e aprovação no Fies, parte da mensalidade da universidade é custeada pelo Fies, e o aluno só paga por esse valor após se formar.

Os juros desse financiamento são baixos, e variam de acordo com a faixa de renda do candidato, sendo que alunos de baixa renda podem contar com juros zero, pois um dos objetivos do Fies é facilitar o acesso ao ensino superior.

✅ Confira também essas oportunidades na área da educação:

Inscrição Fies 2022

Para que o estudante se inscreva no Fies, é necessário que ele tenha realizado o Enem (não necessariamente a edição do ano anterior a sua inscrição), e para efetivar a inscrição é necessário:

Para realizar a inscrição no Fies, é necessário que o estudante:

  • Acessar a página inicial do Fies, disponível em: http://portalfies.mec.gov.br/;
  • Selecionar a opção “Minha inscrição”;
  • Selecionar a opção “Entrar com Gov.br”. Essa conta é a mesma conta que o aluno usa para acessar o resultado do ENEM;
  • Preencher com o número do CPF e senha cadastrados e selecionar a opção “Aceitar”;
  • Preencher com os dados solicitados pela página de inscrição;
  • Preencher o questionário socioeconômico, se atentando às informações preenchidas pois serão necessários documentos que comprovem essas informações;
  • Selecionar a opção “Concluir a inscrição”.

Vale ressaltar que as informações devem ser preenchidas corretamente, pois são necessários documentos que comprovem as informações, e informações incorretas podem anular a inscrição do candidato.

Documentos Fies

Como mencionamos no item anterior, as informações prestadas devem ser acompanhadas de documentos comprobatórios. Além disso, é necessário enviar os documentos do estudante e do seu fiador, que são:

  • Documento de identificação (RG e CPF);
  • Comprovante de residência (como alguma conta que tenha o nome do estudante ou de seus pais);
  • Comprovante de renda, que pode ser um holerite;
  • Caso o fiador ou o estudante seja casado, é necessário apresentar a certidão de casamento.

✅ Veja também essas oportunidades:

Novas regras do Fies

Com o novo Fies, as regras mudam um pouco, sendo que agora:

  • O aluno deve ter tirado nota mínima de 450 em todas as áreas do Enem;
  • A comprovação da renda familiar é feita no momento da inscrição;
  • Os juros serão calculados de acordo com a renda familiar do estudante.

Aditamento do Fies

O aditamento do FIES 2022 é como se fosse uma renovação do contrato que deve ser feita semestralmente. O aluno que não realizar o aditamento no site do Fies pode ter o seu contrato cortado e perder a sua vaga no programa.

Para realizar o aditamento, o aluno deve acessar a página inicial do Fies, acessar a área do aluno e selecionar a opção “Aditamento preliminar”, e informar os dados que são solicitados pela página. O processo é todo online e não é necessário enviar novos documentos.

Resultado

O resultado do FIES 2022 é divulgado na página inicial do Fies, e o cronograma do primeiro semestre de 2022 segue as seguintes datas:

  • Resultado da primeira chamada: 02 de fevereiro;
  • Entre 04 de fevereiro e 18 de março: resultados da lista de espera.

Boleto FIES

O boleto do Fies é recebido pelo aluno de forma online, e pode ser consultado no site do banco em que o aluno tem contrato (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Novo FIES

O novo Fies terá novas regras, como explicamos anteriormente, mas só entrará em vigor em 2022. Até lá, as regras antigas ainda estão valendo.

Telefone FIES

O estudante que tiver dúvidas sobre como o programa funciona ou tiver problemas com sua inscrição, pode entrar em contato com a Central de Atendimento, através do número 0800 616161.

Leave a Reply