Muitas pessoas querem estudar, fazer cursos técnicos, mas não têm condições de pagar um curso em boas instituições. Por isso o governo federal criou o SISUTEC 2024, que é um programa para quem quer fazer cursos técnicos gratuitos em instituições renomadas de todo o Brasil. O SISUTEC 2024 é um programa voltado para jovens que fazem parte de famílias que são consideradas de baixa renda, não tendo condições de pagar pelas mensalidades. Nos próximos tópicos vamos explicar melhor como o programa funciona, como fazer as inscrições, quais cursos inclusos, vagas e muito mais.
Conteúdo do Artigo
Sisutec 2024
O Sisutec é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. O programa faz parte do Ministério da Educação (MEC) do governo federal. O Sisutec 2024 oferece cursos técnicos profissionalizantes para quem é baixa renda.
O sistema escolhe os candidatos através de seleção, e o candidato deve fazer a sua inscrição no site oficial do programa e deve escolher as suas preferências de:
- Cursos;
- Modalidades;
- Estudos;
- Etc.
VEJA AINDA:
Como Funciona o Sisutec 2024
Para ingressar no Sisutec 2024 o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, do ano anterior. De acordo com a sua pontuação ele consegue uma vaga em cursos técnicos das escolas técnicas parceiras do programa federal.
Conseguindo uma boa nota, o aluno será convocado para realizar a sua matrícula. Não tendo condições de arcar com os custos do curso profissionalizante, o aluno pode fazer o seu curso de forma gratuita. No entanto é preciso lembrar que é necessário comprovação de baixa renda para isso.
Quem Pode Participar do SISUTEC?
Não são todas as pessoas que podem participar do Sisutec, assim como qualquer outro programa, o Sisutec possui os seus critérios de participação. Os critérios podem mudar todo o ano, por isso é importante sempre ficar atento.
Confira alguns requisitos abaixo:
- É preciso ter feito o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior;
- Ter realizado todo o ensino médio em escola da rede pública ou escola particular com bolsa de estudos integral;
- Ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do Enem e não ter zerado a redação.
A realização de um curso técnico profissionalizante abre a você uma enorme oportunidade de crescer no mercado de trabalho e conquistar uma carreira profissional de sucesso.
Agora, parar de estudar por falta de dinheiro não pode ser mais uma desculpa. Programas como o SISUTEC foram criados para oferecer oportunidades a população com dificuldades financeiras.
Inscrições SISUTEC 2024
Os interessados no Sisutec 2024 precisam fazer inscrição no programa. Vamos ensinar o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal oficial do MEC http://www.mec.gov.br/;
- Escolha o programa do Sisutec e escolha “inscrição”;
- O aluno pode escolher duas opções de curso;
- Depois preencha algumas informações solicitadas pelo programa;
- Logo a seguir é só concluir a inscrição e confirmação.
Vagas SISUTEC 2024
Para ingressar no SISUTEC 2024, já vimos que é preciso:
- Ter feito o ENEM do ano anterior;
- Conseguir uma boa nota e;
- Fazer a inscrição ao programa.
Vale lembrar que a inscrição é gratuita.
Após a inscrição, o aluno deverá ser convocado (se tiver boa nota no ENEM) para se apresentar e fazer a sua matrícula no curso e instituição desejada. Essa chamada do programa acontece duas vezes ao ano, sempre no início do processo eletivo.
São diversos cursos e vagas oferecidas, o aluno consegue encontrar áreas de computação para estudar:
- Design;
- Estética;
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Edificações e;
- Muito mais!
Cursos SISUTEC 2024
Por ser um programa de bastante relevância e com alta procura, o governo federal, por meio do Ministério da Educação, oferece diversos cursos diferenciados e que estão em alta no mercado para que o aluno já saia com grandes possibilidades de emprego.
O Sisutec 2024 oferece cursos técnicos profissionalizantes e de médio prazo, para que o aluno consiga ser rapidamente absorvido pelo mercado. Existem cursos voltados a redes de computadores, guia de turismo, radiologia, cuidador de idosos, segurança do trabalho, análises clínicas e inúmeros outros.